
(O Globo) Nove dos dez anos mais quentes da História foram registrados desde 2000 e o ano passado não foi diferente. Segundo a análise anual Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS, na sigla em inglês), 2011 foi o nono mais quente desde que começaram os dados começaram a ser coletados, em 1880, com um aumento da temperatura média de 0,51 grau Celsius frente a uma base que considera a média geral da temperatura global entre 1951 e 1980.
O novo mapa divulgado pela agência espacial americana mostra as anomalias na temperatura por região no ano passado e não seu valor absoluto, verificando onde o mundo ficou mais quente ou mais frio com relação ao período base do século passado.
- Sabemos que o planeta está absorvendo mais energia que emitindo – comentou James Hansen, diretor do GISS. - Assim, continuamos a observar uma tendência rumo a temperaturas mais altas. Mesmo com o efeito resfriador de uma La Niña forte e uma menor atividade solar nos últimos anos, 2011 ficou entre os dez mais quentes já registrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário