terça-feira, 9 de março de 2010

País voltará a ter imagens rápidas para meteorologia

Periodicidade máxima para recebimento de imagens do espaço é de 15 minutos

(Estadão) Após três meses tendo de se contentar com imagens de satélite a cada 30 minutos, a meteorologia brasileira voltará a receber imagens do espaço com periodicidade máxima de 15 minutos, graças ao lançamento de um novo satélite americano.

O aparelho Goes 15 entrou em órbita na noite de quarta-feira (4/3), o que permitirá deslocar um satélite mais antigo, o Goes 12, para observação exclusiva da América do Sul.

Os serviços de previsão e monitoramento do tempo no Brasil estão vulneráveis desde o início de dezembro, quando o Goes 10, que prestava serviços para esta parte do continente, foi desativado. Sobrou para o Goes 12 observar os dois hemisférios. Com isso, a periodicidade das imagens dobrou de 15 para 30 minutos, com risco de chegar a 3 horas, no caso de eventos climáticos extremos na América do Norte.

A expectativa é de que em abril o Goes 12 passe a olhar só para o Sul. "É uma situação mais confortável, mas é um satélite que já venceu sua vida útil, então não sabemos quanto tempo poderemos contar com ele", avisa Carlos Frederico de Angelis, do Inpe. O Brasil não tem satélite meteorológico próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário