(INPE / Brazilian Space) Nesta quarta-feira (27/4), às 13h30, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Cachoeira Paulista, realiza o seminário “Modelagem acoplada oceano-gelo-atmosfera no CPTEC: breve histórico e desafios”.
Desenvolvido no CPTEC, o Modelo Acoplado Oceano-Atmosfera (CGCM) do INPE é o único modelo global acoplado no Brasil. Utilizado para pesquisa e geração de produtos operacionais de previsão de tempo e clima sazonal, o CGCM se tornou o eixo de desenvolvimento do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).
O modelo brasileiro MBSCG vem sendo desenvolvido em conjunto por pesquisadores do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, Rede CLIMA e INCT Mudanças Climáticas.
Durante o seminário, ministrado pelo pesquisador Paulo Nobre, será apresentada a evolução do desenvolvimento do modelo acoplado do CPTEC/INPE, os desafios científicos e tecnológicos envolvidos e os resultados da mais recente versão do CGCM, que hoje incorpora a modelagem do gelo e biogeoquímica marinha, assim como a descarga fluvial continental nos oceanos.
----
E mais:
Técnicos Participam de Curso Prático de Calibração de Sensores Meteorológicos (Brazilian Space)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário