quarta-feira, 22 de junho de 2011

Furacão se afasta do México após deixar três mortos


(AFP / Yahoo) O furacão Beatriz, o segundo da temporada no Pacífico, começou a se afastar gradativamente da costa mexicana, onde provocou fortes chuvas e matou três pessoas, informaram as autoridades locais.

Em Acapulco, principal porto sobre o Pacífico mexicano, três integrantes de uma mesma família morreram afogados ao cair em um poço quando tentavam ajudar duas mulheres em meio a uma tormenta provocada por Beatriz, disse à imprensa o secretário de segurança pública do Estado de Guerrero, Ramón Almonte.

Uma pessoa está desaparecida e cerca de 150 casas foram destruídas. "Sem dúvida, Acapulco é a zona mais golpeada", disse Almonte.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), "Beatriz está se retirando gradativamente da costa mexicana e continua perdendo intensidade". Ainda segundo a entidade, as fortes chuvas continuarão afetando uma ampla zona, que compreende os estados de Jalisco, Colima e Michoacán, todos no oeste do país.

"Esperamos chuvas fortes a intensas que poderão provocar deslizamentos e inundações em todos esses lugares".

Às 21h00 GMT (18h00 de Brasília), já como tormenta tropical, Beatriz se encontrava 175 km a sudoeste de Cabo Corrientes, no estado de Jalisco, segundo o SMN.

Os ventos de Beatriz, que alcançaram até 130 km/h na madrugada, são agora menos intensos, de 95 km/h.

As medidas de precaução, contudo, são mantidas entre os principais portos e destinos turíticos da costa do Pacífico, em uma ampla zona que começa no nordeste, em Porto Vallarta, e termina ao sul, em Huatulco.

No balneário de Acapulco, automóveis foram arrastados até o mar, mas seus ocupantes conseguiram escapar, informou a TV local.

O primeiro furacão da temporada no Pacífico foi o Adrian, em 8 de junho passado, que atingiu a categoria três na escala Saffir-Simpson, com ventos de até 185 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário