(EFE / Yahoo) O furacão "Dora" ganhou força e chegou nesta quarta-feira à categoria 4 na escala Saffir Simpson (de máximo de cinco), enquanto continua seu deslocamento paralelo ao litoral mexicano no oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN).
"Dora", que passou na terça-feira para a categoria de furacão, estava às 22h locais desta quarta (0h de Brasília) 350 quilômetros a sudoeste do porto de Lázaro Cárdenas, no estado de Michoacán, com ventos sustentados de 215km/h e sequências de 260 km/h.
O fenômeno meteorológico, que tem um olho com diâmetro de 45 quilômetros, se desloca rumo a oeste noroeste a 24km/h. O índice de periculosidade continua sendo "severo", segundo o SMN, que estabeleceu uma zona de alerta que vai desde o porto de Lázaro Cárdenas até Cabo Corrientes, no estado de Jalisco.
A dependência recomendou à população localizada no litoral dos estados afetados que tenha "precaução e atenda às indicações do sistema nacional de Defesa Civil". Já as embarcações marítimas que se encontram nas imediações do "Dora" e em zonas litorâneas devem observar "os efeitos de chuva, vento e ondas".
O fenômeno meteorológico provoca a elevação das ondas no litoral de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco, disse o SMN.
De acordo com as previsões do organismo, os extremos do "Dora" se aproximarão no próximo sábado do estado de Baixa Califórnia do Sul, mas o furacão não tocará a terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário