quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rio de Janeiro recebe maior conferência mundial sobre raios

14ª Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica acontece entre os dias 7 e 12 de agosto.

(INPE / JC) A Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (conhecida pela sigla ICAE) é a maior conferência do mundo sobre raios, realizada desde 1954. Na sua 14ª edição, a conferência será realizada pela primeira vez no Hemisfério Sul, na cidade do Rio de Janeiro, no Sheraton Rio Hotel & Resort, em agosto deste ano. Até hoje, poucos países tiveram a oportunidade de sediar o evento, entre eles os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a França, a Inglaterra, a Suécia e a China.

A ICAE 2011, como é chamada a conferência no Rio, será a maior conferência sobre raios da história com um número recorde de resumos enviados (ao todo foram 398) e de países participantes, 37 (superando os 30 países participantes na China em 2007). E o Brasil é o país com maior número de trabalhos a serem apresentados, com 104, seguido pelos Estados Unidos, com 72.

A ICAE 2011 abordará todos os aspectos técnicos e científicos associados à ocorrência de fenômenos elétricos na atmosfera, em particular as descargas atmosféricas ou raios. O principal objetivo da conferência é apresentar para o mundo o estado da arte das pesquisas realizadas. A ocorrência do evento no Brasil deverá trazer um significativo avanço para as pesquisas científicas e o desenvolvimento tecnológico na área de descargas atmosféricas, considerados de extrema relevância para nosso país, que é o campeão mundial em incidência do fenômeno, com cerca de 60 milhões de raios por ano.

Além dos trabalhos técnicos, estão previstas sete palestras especiais sobre os principais avanços da ciência nas diferentes áreas de conhecimento, que serão dados por palestrantes convidados.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento: www.icae2011.net.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário