segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Forma-se em Cabo Verde a 12ª depressão tropical da temporada no Atlântico

(Efe/Terra) A 12ª depressão tropical da temporada de furacões na bacia atlântica se formou nesta segunda-feira ao sul do arquipélago de Cabo Verde e poderá se transformar em tempestade, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O fenômeno estava localizado às 6h (de Brasília) desta segunda-feira a 635 quilômetros a sul-sudoeste do extremo sul de Cabo Verde, com ventos máximos sustentados de 55 km/h.

O fortalecimento da depressão, que se desloca na direção oeste, está previsto para as próximas 48h, e ela pode ser transformar em tempestade ainda hoje, informou o NHC. Uma depressão tropical se transforma em tempestade quando seus ventos máximos sustentados atingem 63 km/h.

O NHC também informou que a tempestade tropical "José" continua seu caminho pelas águas do norte do oceano Atlântico, e "espera-se que perca suas características tropicais ainda nesta segunda-feira". "José" está a cerca de 830 quilômetros de Halifax (Canadá) e tem ventos máximos sustentados de 65 km/h. Não foi emitido nenhum alerta nem vigilância de tempestade para as regiões habitadas.

Já a tempestade Irene se transformou em um fenômeno "pós-tropical", e seus ventos remanescentes se deslocam em direção a Québec (Canadá) após causar "grandes inundações em diversas regiões do nordeste dos EUA", informou o NHC.

O furacão Irene tocou a terra no domingo na cidade de Nova York como uma tempestade tropical, e as autoridades dos EUA concentram nesta segunda-feira seus esforços nos trabalhos de assistência e resgate.

Irene percorreu o Caribe e arrasou as Bahamas como um poderoso furacão de categoria 3, e caiu para a categoria 1, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de 5, ao se aproximar de Nova York.
----
Matéria similar no Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário