sábado, 22 de outubro de 2011

Curso à Distância do CPTEC/INPE Aborda Índice Ultravioleta

(INPE / Brazilian Space) O índice ultravioleta é o tema do curso Meteorologia e Saúde, nos dias 24 e 25 de outubro. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle. O curso é promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Além dos profissionais do setor da saúde, o curso também é destinado a professores e jornalistas. O objetivo é informar, de uma perspectiva científica, sobre o índice ultravioleta, bem como orientar e divulgar práticas de prevenção de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol.

O pesquisador do CPTEC/INPE, Júlio Cesar Santos Chagas, fará a introdução sobre “Meteorologia e Satélites”. Marcelo de Paula Corrêa, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e coordenador científico do Programa Sol Amigo, abordará o tema “O Índice UV: uma Abordagem Científica”. Reynaldo José Sant’Anna Pereira de Souza, médico pediatra, oncologista pediátrico e coordenador geral do Programa Sol Amigo, falará sobre “Radiação UV e Saúde”. O curso será encerrado com o tema “Radiação UV e Educação”, ministrado por Cláudia Helena Araújo, professora e coordenadora pedagógica do Programa Sol Amigo.

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera na Amazônia (APLBA).

A programação e outras informações estão disponíveis na página:
http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-saude/index.php?lang=pt-br

O Programa Sol Amigo
Iniciativa da sociedade civil, o Programa Sol Amigo apresenta uma proposta ampla de educação continuada em saúde. Junto a escolas, empresas, órgãos públicos, institutos de ensino e de pesquisa, o programa realiza palestras, disponibiliza material informativo e de apoio pedagógico, organiza campanhas de prevenção e incentiva atitudes de proteção à exposição excessiva ao sol.

O Programa Sol Amigo conta com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, de órgãos públicos, de empresas e de voluntários. Mais informações em http://solamigo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário