segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halo solar colore céu do interior de SP


(Terra) Moradores de Jandira (a cerca de 40 km de São Paulo) e Ferraz de Vasconcelos (a cerca de 50 km da capital) puderam observar nesse domingo no céu o fenômeno conhecido como halo solar. Relativamente comum, o halo lembra um arco-íris.

O halo solar pode ocorrer em qualquer lugar ao redor do Sol. Também existe o halo lunar, ao redor da lua cheia. Segundo a Climatempo, a formação do halo indica que o céu está coberto de nuvens finas, formadas por cristais de gelo.

O fenômeno ocorre quando a luz do sol incide em cristais de gelo e se refrata em finas luzes que ficam nas nuvens e são rebatidas pelo sol. A duração média do halo solar é de 1h30min.

Recentemente, o halo solar foi observado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em Brasília e Goiânia, na região Centro-Oeste do País, em Porto Alegre e em outras cidades do interior de São Paulo, como Americana, Campinas e Casa Branca.
----
Mais fotos aqui

Um comentário:

  1. Muito interessante esse fenômeno, e melhor ainda por ser entendido e esclarecido, ou o povo ia ficar alimentando fantasias e levando para o lado das crendices, como faziam antigamente.
    Acredito que este fenômeno acontece também quando a nebulosidade estar muito intensa, formando uma espécie de arco íris circular, pois a nebulosidade estar espalhada por todos os lados, o mesmo acontece a noite com a Lua, afinal, é a água que atua como um prisma decompondo as cores ou comprimento de ondas contida no espectro eletromagnético.

    ResponderExcluir