sexta-feira, 23 de março de 2012

UÉvora forma quadros angolanos na área da Meteorologia


(Ciência Hoje - Portugal) A Universidade de Évora (UÉvora) começou esta semana a formar quadros angolanos do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) daquele país africano, ministrando um curso na área da Meteorologia, anunciou hoje a academia alentejana.

O curso intensivo, com a duração de dois meses, arrancou na segunda-feira e é frequentado por “quatro alunos angolanos”, adiantou hoje fonte da instituição.
A iniciativa, a decorrer no Colégio da Mitra, tem como objectivo formar os alunos, cujas licenciaturas são na área da Engenharia Geográfica e Geofísica, em meteorologia geral. Depois, acrescentou a academia alentejana, os alunos ainda vão ser formados nas componentes de modelação e de modelos de previsão, a ministrar pela Universidade de Aveiro.

A formação enquadra-se num protocolo, estabelecido em Setembro do ano passado, envolvendo as universidades portuguesas de Évora e de Aveiro, a Universidade Federal de Alagoas, no Brasil, e o INAMET. A parceria, que abrange também a Universidade Agostinho Neto, de Angola, pretende ajudar a formar quadros daquele país africano nas áreas de Meteorologia e de Oceanografia.

“Esta é uma das muitas acções de cooperação com Angola” e é “consequência de uma acção persistente e insistente para dotar” o INAMET “de quadros que possam aplicar técnicas e meios tecnológicos atuais à previsão do tempo e a serviços de clima”, realçou João Corte-Real, professor da UÉvora.

O docente, que é o responsável pela formação na área da Meteorologia, considerou ainda importantes estes conhecimentos “para o bem-estar das populações”, uma vez que se trata de áreas do mundo “onde ocorrem fenómenos extremos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário