segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Imagens mostram três ciclones atuando em áreas próximas à China

Damrey, Saola e Haikui estão ativos na área noroeste do Pacífico, diz Nasa. Previsão é que ciclones Damrey e Saola se dissipem até este sábado (4).



(G1) Imagens capturadas pela agência espacial americana (Nasa) mostram atividades de três ciclones na região noroeste do oceano Pacífico, na sexta-feira (3), próximo à China. O satélite de Sondagem Atmosférica de Infravermelho (AIRS, na tradução do inglês) registrou as temperaturas dos três fenômenos de fortes ventos, chamados respectivamente de Damrey, Saola e Haikui.

Enquanto os ciclones Damrey e Saola estão com elevação de temperatura em sua formação, o Haikui tem uma grande área de resfriamento no topo de suas nuvens. Quanto menor a temperatura, mais altas e fortes são as tempestades formadas pelos ciclones, segundo a Nasa.

O ciclone Damrey teve um enfraquecimento no norte de Xangai, na China, de acordo com a Nasa. O Saola passou pelo mesmo processo ao atingir a região sul de Xangai, diz a agência.

A última medição do Damrey o situava a 602 quilômetros ao sul de Pequim, capital chinesa. Seus ventos estavam a 102 km/h, mas enfreaquecendo enquanto o ciclone se move na direção norte/noroeste.

A expectativa é que o Damrey já tenha se dissipado na sexta-feira (3). Já o Saola, que tinha uma velocidade de vento de 65 km/h, menor que o outro ciclone, deve ser dissipado até este sábado (4).

A depressão tropical Haikui possui uma grande área de nuvens de temperaturas geladas, com possível vento forte e trovoadas, segundo a Nasa. O frio chega a -63 °C nas nuvens do alto do ciclone. A velocidade registrada ainda é baixa, de 55,5 km/h de acordo com o registro da agência espacial.

A expectativa dos cientistas é que o ciclone Haikui passe ao norte da Base Aérea de Kadena, em Okinawa, no Japão, no domingo (5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário