segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tempestade tropical "Helene" se forma próximo ao México

(EFE/UOL) Uma nova tempestade tropical, a oitava da temporada no Atlântico e batizada como "Helene", nasceu nesta sexta-feira no Golfo do México muito próximo à costa mexicana.

Foi o que anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que em seu boletim das 21h (de Brasília) detalhou que a tempestade registra ventos máximos sustentados de 75 km/h, com sequências mais fortes, e se encontra em uma latitude de 20,7 graus norte e uma longitude de 96,1 graus oeste.

A frente avança rumo ao norte (360 graus) a 3 km/h, o que levou o Governo do México a emitir um alerta diante da possível passagem da tempestade nas próximas 24 horas pela região litorânea entre Barra de Nautla e La Cruz.

Os meteorologistas do NHC preveem que "Helene", que esteve girando rumo ao norte nas últimas horas, retome seu rumo para o noroeste durante esta noite.

Assim, o centro da tempestade poderia chegar à terra na região em alerta este sábado, embora os primeiros efeitos possam ser notados durante esta noite.

"Helene" poderia se intensificar ligeiramente nas próximas horas, mas a partir de amanhã, e uma vez que tocar a terra, é previsível que tenda a se enfraquecer.

A chegada do fenômeno ao México acontece pouco depois que outra tempestade, "Ernesto", que chegou a ser furacão de categoria 1 na escala de 5 níveis de Saffir-Simpson, deixou 12 mortos em sua passagem pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário