quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Chroma key: você sabe como os meteorologistas apresentam a previsão do tempo?




(Canaltech) Quando estamos assistindo aos telejornais e chega a hora da previsão do tempo, sempre vemos os apresentadores passeando pelo estúdio e apontando para mapas interativos, explicando variações de temperatura e fenômenos climáticos. Você já se perguntou por que eles nunca usam roupas verdes? Ou como fazem para "tocar" nos mapas digitais que surgem à sua frente?

A resposta é simples. Graças a uma técnica chamada Chroma Key (ou, em português, algo como "chave da cor"), os apresentadores de meteorologia da televisão podem interagir com elementos virtuais no cenário.

Na verdade, o que acontece nada mais é que uma colagem de imagens na edição. O apresentador se posiciona em frente a um paredão pintado de uma cor única - verde ou azul são as mais comuns, porque são as mais diferentes da tonalidade da pele humana. E aí está o segredo: o equipamento de edição "recorta" a cor escolhida e a substitui por uma outra imagem.

A técnica do Chroma Key utiliza duas camadas de imagem juntas para remover a cor do plano de fundo, projetar os mapas e destacar o apresentador. Se a pessoa utilizar uma roupa verde e o fundo for verde, essa parte da vestimenta também será automaticamente sobreposta pelas imagens projetadas... e isso não traria um resultado legal para os telespectadores, que a veriam "faltando pedaços" na telinha.

Para entender melhor como funciona o processo, assista ao vídeo abaixo (em inglês) e preste atenção na gravata do apresentador. Ela é verde, da mesma cor do plano de fundo, portanto as cores projetadas durante a exibição dos mapas e imagens acabam "vazando" na gravata.



Se o apresentador utilizasse uma roupa toda verde (ou azul, se o plano de fundo for dessa cor), ficaria com partes do corpo invisíveis, como mostra a imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário