sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Formação bizarra da atmosfera ou um Ovni?



(Apolo11) A imagem a seguir ainda intriga muitas pessoas... Alguns consideram-na um autêntico caso de aparição de um Ovni (Ufo), objeto voador não-identificado.

Mas, mesmo com essa aparência instigante, não passa de uma bela e bizarra forma de um tipo peculiar de nuvem - a nuvem lenticular, rigorosamente uma espécie do gênero de nuvem chamada altos-cúmulos, nuvem de altitude média (entre 2000 m e 5500 m nas regiões de latitudes temperadas e um tanto mais baixas nas regiões tropicais).

Sim, até as nuvens são classificadas à semelhança dos seres vivos, com gênero e espécie.

No caso da altos-cúmulos lenticulares, são nuvens orográficas, ou seja, fiormam-se quando o ar é forçado para cima enquanto tenta ultrapassar uma montanha. Permanecem como formações semi-estacionárias situadas nos topos de ondulações de correntes de ar que se desestabilizam por atrito sobre as montanhas. Em Dinâmica de fluidos, conhece-se esse regime de escoamento, como turbulento.

Enfim, a não ser uma nuvem espetacular, mais encontrada sobre topos de altas montanhas (especialmente em latitudes temperadas), de objeto voador não-identificado ela nada tem.
----
E mais:
Nuvem ou OVNI ? (AstroPT)

3 comentários:

  1. Suponhamos que a raça alienígena deseja-se fazer coleta de dados e análises e tivesse meios tecnológicos de utilizar camuflagem que sabidamente seria confundida com fenômeno atmosférico irrelevante... porque se furtaria de emprega-los? sendo esses extremamente estratégicos? tendo em vista que seriam subestimados/ignorados pela raça de tecnologia inferior por que tanta presunção em achar que o ÓVNI tem que ser detectado ou mesmo mandar cartão de visita?!?!? presumir isto é apenas exercício da imaginação?!? santa ingenuidade humana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se nós, humanos, com a nossa "atrasadíssima" tecnologia, conseguimos enviar sondas muitas vezes menor que essa "nuvem" para coletar dados de outros planetas, por que "eles" com sua "altíssima tecnologia" teriam que usar uma enorme nuvem para camuflar seu aparato? Muita ingenuidade mesmo, kkkk.

      Excluir
    2. Certamente se houvesse vida em marte (como nós a concebemos) eles não notariam uma sonda robótica "Curiosity" revirando pedras, mapeando e tirando fotos... certamente ela passaria despercebida no seu quintal rsrsrsr open your mind "existe mais coisas entre o céu e a terra do que pode mensurar sua presunção" pra vc esse clichê é valido, nuvem é nuvem eu só não descarto que seria uma ótima camuflagem... alias eu e o cinema não se trata de crer e sim de conceber tal possibilidade e não descarta-la, como outros.

      Excluir