segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O tempo está louco?

Em plena primavera, oscilação nos termômetros causa estranheza em muita gente, mas especialista explica que o fenômeno é mais normal que se imagina



(Agência Ciência Web) Na semana passada, muito calor. Nesta semana, muito frio. Mas o que está acontecendo com as temperaturas para oscilarem tanto? Segundo especialistas, o que ocorreu foi apenas uma entrada de massa polar em uma época não muito comum.

O coordenador da Estação Climatológica e diretor do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola Engenharia da USP São Carlos (EESC), Francisco Vecchia, explica que a região Sudeste recebe de 60 a 80 frentes frias durante todo o ano e não existe uma época exata para que isso aconteça. “Estamos em uma região de passagem de massas de ar”, diz.

O especialista também afirma que a queda brusca de temperatura não está associada à entrada da primavera. “São massas de ar que podem ocorrer em qualquer época do ano. É um acontecimento raro, mas não uma anormalidade”, explica.

Vecchia também diz que, no inverno, as massas polares são mais rigorosas, por isso acaba fazendo mais frio. “No verão também ocorrem essas massas, porém elas são amenizadas e não sentimos tanto. Essa última massa polar veio mais forte”, explica o especialista.

Ainda de acordo com Vecchia, no hemisfério norte as estações do ano são mais definidas, o que acaba padronizando a temperatura em um determinado período. Já no hemisfério sul, a oscilação de temperaturas é mais comum e as estações do ano não são tão uniformes como no norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário