sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Policial de Taubaté participa de documentário do Inpe sobre raios

Gravações no Vale é Litoral são coordenadas pelo Grupo de Eletricidade. Documentário conta história de policial atingido por raio na Dutra.



(G1) O Vale do Paraíba e o Litoral Norte serão cenário de um documentário inédito que começou a ser produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As gravações vão contar com a participação do policial José Júlio Cézar, de 37 anos, que foi atingido por um raio em São José dos Campos quando pilotava sua moto na Dutra no dia 11 de outubro de 2011.

O documentário 'Fragmentos da Paixão' será lançado nos cinemas e em emissoras de televisão a partir de abril de 2013. O filme vai mostrar como os raios influenciaram a vida das pessoas ao longo da história, apresentando fatos inusitados e a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno - desde o descobrimento do Brasil até projeções para o futuro.

As gravações começaram no fim do último mês de outubro e vão trazer histórias de pessoas que sofreram acidentes com descargas elétricas em todo país.

O policial José Júlio contou em depoimento como era sua vida antes e depois do acidente que o deixou 11 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - sendo cinco deles em coma. As gravações com ele aconteceram na última semana.

"Minha vida mudou muito desde aquele dia do acidente. Desde a maneira como eu levo a vida até adaptações necessárias no meu dia a dia, já que agora tenho dificuldades motoras", afirmou o policial. Ele espera que o documentário possa ajudar a população a compreender melhor o fenômeno e evitar situações de risco.

Além da região, o documentário também foi gravado em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mostrando a história que há por trás da influência deste fenômeno em nosso país. O lançamento do trailer está previsto para o fim de janeiro.

Raios no Vale
O Vale do Paraíba é uma das regiões com maior incidência de raios em todo o país. Jacareí e São José dos Campos estão entre as localidades mais atingidas na região sudeste com uma média de mais de 10 raios por km² ao ano. Acima de 5 raios por Km² ao ano já é considerado um índice alto.

De acordo com o Elat, em uma década (entre 2001 e 2011), o Estado de São Paulo contabilizou 209 vítimas fatais de acidentes com descargas elétricas. Na região, foram 22 casos no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário