segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Robô que monitora clima no mar dos EUA 'sobrevive' à tempestade Sandy

Chamado de Mercury, robô enfrentou ventos de 130 km/h, diz empresa. Supertempestade Sandy causou ao menos 85 mortes até esta quinta (1º).



Um robô lançado em alto mar para medir as condições climáticas na costa dos EUA resistiu à passagem da supertempestade Sandy e enviou dados meteorológicos da região litorânea de Nova Jersey em tempo real, segundo a empresa responsável pela máquina, a Liquid Robotics.

O robô encontrava-se a cerca de 160 quilômetros de Tom's River, em Nova Jersey, nos EUA. Chamado de Mercury, o equipamento enfrentou ventos de 130 km/h no oceano e registrou mudanças de pressão com a passagem da supertempestade, segundo a nota da empresa.

O robô, do tipo "wave glider" ("planador de ondas", na tradução do inglês), é usado pela Universidade Estadual de Nova Jersey e pela Associação Regional do Meio-Atlântico para Sistemas de Observação do Oceano Costeiro (MARACOOS, na sigla em inglês), para observação climática e como um projeto de demonstração do uso da tecnologia.

Mortes
O número de mortes na América do Norte em consequência da passagem da supertempestade Sandy, que causou destruição e caos urbano na Costa Leste dos Estados Unidos nesta semana, subiu para pelo menos 85 nesta quinta-feira (1º)

O número mais importante de vítimas está na cidade de Nova York e no estado de Nova Jersey, cuja costa foi devastada pelo fenômeno. A contagem mais recente de mortes na cidade de Nova York elevou o número para 37, cifra que ainda pode aumentar, segundo o prefeito Michael Bloomberg. A cidade tenta aos poucos voltar à rotina, normalizando o sistema de transporte público, mas ainda enfrenta blecautes.

A tempestade, que chegou a expandir-se por uma área de 1.600 quilômetros em determinado momento, perdeu força e tamanho, enquanto avança para o norte, a caminho do Canadá. Os efeitos mais recentes de Sandy estão atingindo agora as montanhas Apalache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário