quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

2012 foi o ano mais quente da história dos EUA, diz órgão americano

Clima impulsionou seca recorde que, em seu auge, atingiu 61% do território. País teve vários incêndios e furacões; temperatura média ficou em 12,9º C.



(AFP/G1) O ano de 2012 foi o mais quente da história dos Estados Unidos e também o segundo ano de clima mais extremo registrado no país, informou nesta terça-feira (8) a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

O clima quente impulsionou a seca recorde que, em seu auge, atingiu 61% do território americano. Segundo a NOAA, as condições secas alimentaram enormes incêndios florestais que devastaram 3,72 milhões de hectares, a maior alta já registrada.

Os EUA sofreram 11 desastres climáticos que causaram prejuízos estimados em US$ 1 bilhão (R$ 2,04 bilhões), incluindo os furacões Sandy e Isaac e tornados nas Grandes Pradarias, no Texas e no vale de Ohio.

Cada um dos 48 estados continentais do país (todos menos Alasca e Havaí) teve uma temperatura anual acima da média no ano passado, 19 das quais foram recorde. A temperatura média em 2012 foi de 12,9º C, 1,77º C superior à média do século XX e 0,55º C acima da registrada em 1998 – até agora, o ano mais quente da história dos EUA.

Além disso, o inverno do ano passado foi o quarto mais ameno, enquanto os últimos verão e outono foram uns dos mais quentes de que se tem notícia, acrescentou a NOAA.

A média total de precipitação nacional, de 67,5 centímetros (exceto Alasca e Havaí), foi 6,5 centímetros inferior à média, o que situa 2012 como o 15º ano mais seco registrado. O ano de 2012 também foi o mais seco do país desde 1988, quando foi observada uma precipitação de 64,1 centímetros.

Além disso, o ano passado foi o terceiro seguido com 19 tempestades tropicais dignas de nome, dez delas com força de furacão e uma, de um grande furacão.
----
Matérias similares no Terra e  Público - Portugal
----
E mais:
Estados Unidos foram o país das catástrofes naturais em 2012 (Público - Portugal)
.
Clima nos Estados Unidos quebra mais de 3500 recordes (Scientific American Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário