quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Auréola Lunar É Fotografada na Finlândia



(Atoptics/Cienctec) Juha Ojanperä produziu essa imagem HDR de uma auréola/coroa lunar vista desde o Seitseminem National Park na Finlândia. Nuvens e névoa de baixo nível foram os responsáveis por produzir essa bela coroa lunar. A imagem captura de forma incrível a aparência visual e o espírito da cena.

Uma coroa ou auréola é somente uma parte do complexo padrão que é espalhado e difratado pela névoa e pelas gotículas de água nas nuvens ao redor do céu.

Pode-se ver abaixo o programa MiePlot de Philip Laven que calcula a luz que é espalhada por 100 mícron dia. do Sol, ou da Lua, para o ponto antissolar diretamente oposto.

A luz é espalhada em todas as direções. A escala vertical é logarítmica e cada divisão é multiplicada por 10. A variação do brilho espalhado é enorme. Os raios (ondas) desviados da coroa são os mais intensos.

O parélio primário, secundário e supernumerários são mostrados no hemisfério oposto. Diretamente oposto à fonte de luz está o efeito glory.

Os dois componentes da luz polarizada são mostrados. Nós vemos que a coroa não é polarizada. O arco de névoa, como um arco-íris é fortemente polarizado. O efeito glory é por sua vez, polarizado de uma maneira muito mais complicada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário