sexta-feira, 15 de março de 2013

Tome ciência: O tempo da meteorologia

Programa de televisão aborda as inovações tecnológicas que permitem hoje prever com certa antecedência e precisão os fenômenos do clima

(JC) De 16 a 22 de março, o programa de televisão Tome Ciência estará apresentando o tema "O tempo da meteorologia": A meteorologia é muito mais do que dar uma olhada na previsão do tempo quando se planeja uma viagem de fim de semana. No momento em que o aquecimento global é uma ameaça, e as grandes catástrofes climáticas tornam-se cada vez mais frequentes, ressalta-se a importância e a responsabilidade dos meteorologistas. O aumento do conhecimento e as inovações tecnológicas nessa área permitem hoje prever com certa antecedência e precisão os fenômenos do clima. E retirar rapidamente pessoas de áreas de risco pode salvar muitas vidas. O tema deste debate foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia, instituição vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - a SBPC.

Participam do debate: Carlos Afonso Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), dirigiu por mais de 10 anos o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e participa da criação, em 2011, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Maria Gertrudes Justi da Silva, coordenadora do curso de meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia faz parte do Conselho de Coordenação das Atividades de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia no Governo Federal. José Marques é o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Foi da primeira turma de meteorologistas formados em universidade brasileira, graduado em 1967 pela UFRJ. Até então os cursos eram só no exterior, onde depois, na França, ele fez o pós-doutorado. Ednaldo Oliveira dos Santos, professor adjunto do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ), é presidente da União Nacional dos Estudiosos em Meteorologia e representante da América do Sul no comitê internacional que estuda educação sem distância de meteorologia. É também pesquisador associado do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, da COPPE/UFRJ.

Apresentado pelo jornalista André Motta Lima, o programa conta com a participação de um Conselho Científico integrado pelas entidades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, permitindo que cientistas de várias especialidades debatam temas da atualidade. Os debates são exibidos em diversas emissoras com variadas alternativas de horários.

Horários na TV, por satélites ou internet:
Na RTV UNICAMP, da Universidade Estadual de Campinas (canal 10 da Net Campinas), às 15 horas dos sábados, 21 horas dos domingos, às 15 horas das terças e às 24 horas das quintas-feiras, além da internet (www.rtv.unicamp.br).

Na TV ALERJ, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, às 20 horas dos domingos, com reprises às 20,30 horas das quintas, por satélite (Brasilsat - B4 at 84° W / taxa de símbolos = 3,0 MSps / frequência Banda-C = 3816,0 MHz / FEC = ¾ / frequência banda-L = 1334,0 MHz / polarização = horizontal), pela internet (www.tvalerj.tv) e pelos sistemas a cabo das seguintes cidades do estado: Angra dos Reis (14), Barra Mansa (96), Cabo Frio (96), Campos dos Goytacazes (15), Itaperuna (61), Macaé (15), Niterói (12), Nova Friburgo (97), Petrópolis (95), Resende (96), Rio de Janeiro (12), São Gonçalo (12), Teresópolis (39), Três Rios (96) e Volta Redonda (13).

Na TV ALES, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (canal 12 da Net), às 17 horas dos sábados e domingos, com reprises durante a programação.

Na TV ASSEMBLEIA, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (em Campo Grande pelo canal 9, em Dourados pelo canal 11, em Naviraí pelo canal 44 e internet - www.al.ms.gov.br/tvassembleia), às 20 horas dos sábados, com reprises durante a programação.

Na TV ASSEMBLEIA DO PIAUÍ, às 12 horas dos sábados e às 20 horas dos domingos, pelo canal aberto(16) em UHF, em Teresina, e nas reprodutoras de 22 municípios do Piauí e um do Maranhão, além do satélite (Free-to-Air FTA em modo aberto - Satélite NSS 10 (Starone C2) ou AMC-12 Banda C - Posição orbital dos 37,5º Oeste [W] - Frequência: 3831 - Polarização: Horizontal SR 2893 e FEC ¾).

Na TV CÂMARA ANGRA DOS REIS, da Câmara Municipal de Angra dos Reis (canal 14 da Net e internet), às 19 horas das quartas-feiras, com reprises durante a programação.

Na TV CÂMARA da Câmara Municipal de Bagé (canal 16 da Net) durante a programação e no horário fixo das 20 horas das quintas-feiras.

Na TV CÂMARA CAXIAS DO SUL, da Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS(canal 16 da Net) e pela internet (www.camaracaxias.rs.gov.br), às 12 horas dos sábados, com reprises às 12 horas dos domingos, 16 horas das segundas, 16 horas das terças, 16 horas das quartas, 16 horas das quintas e 20:15 das sextas-feiras.

Na TV CÂMARA DE JAHU, da Câmara Municipal de Jaú/SP, transmitida pelo canal 99 da Net, pela internet (www.camarajau.sp.gov.br ) e pelo sinal aberto digital 61.4, às 21 horas dos sábados e 14 horas dos domingos.

Na TV CÂMARA DE LAVRAS, da Câmara Municipal de Lavras/MG, transmitida pelo canal 15 da Mastercabo, às 18 horas dos sábados e domingos.

Na TV CÂMARA POUSO ALEGRE, da Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG, transmitida em sinal aberto de TV Digital(59) e pelo canal 21 da Mastercabo, sempre às 18,30 horas das sextas, com reprises durante a programação.

Na TV CÂMARA DE RIBEIRÃO PRETO , transmitida às 9 horas, às terças e quintas, com reprises noturnas, em horários variados, pelos canais 5 e 22 da NET, em canal aberto 33, em UHF, e pela internet (http://tvcamararb.overseebrasil.com.br/camararb1).

Na TV CÂMARA DE SÃO PAULO, da Câmara Municipal de São Paulo (canal 13-analógico e 7-digital, da NET, e 66-analógico e 185-digital da TVA), às 13 horas dos domingos e 15 horas das segundas, com reprises durante a programação. Em canal aberto a partir de dezembro de 2012.).

Na TVE ALFENAS, afiliada da Rede Minas, em canal aberto (2) e no cabo (8) em Alfenas e por UHF aberto nas cidades de Areado(54) Campos Gerais (23) e Machado (31), além do site www.tvalfenas.com.br , sempre às quintas, a partir das 17 horas.

Na TV FEEVALE, da Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS(canal 15 da Net), às 9 horas das terças e quintas-feiras, com reprises durante a programação.

NOVA Na TV JUSTIÇA/ ES, diariamente, a partir de 5 de novembro, nos horários das 17 e 20 horas (canal 25 do serviço de cabo RCA).

Na TV UFAM, da Universidade Federal do Amazonas (canal 7 e 27 da Net), com estréia semanal às 16 horas dos sábados e reprises durante a programação.

Na TV UFG, da Universidade Federal de Goiás, transmitida em canal aberto (14 UHF) e pelo cabo da NET (14), aos sábados, às 15 horas, e aos domingos, às 7 da manhã, e também na internet (www.tvufg.org.br).

Na TV UFPR, da Universidade Federal do Paraná, pelos canais 15 da Net e 71 da TVA, às 17 horas dos sábados. Os programas ficam à disposição (on demand) em www.tv.ufpr.br .

Na TV UNIFEV, do Centro Universitário de Votuporanga/SP, transmitida em canal aberto (55) UHF para mais 25 municípios da região, nos fins de semana, com estréias aos sábados, às 18 horas, e reprises às 12 horas dos domingos.

Na TV UNIFOR, da Universidade de Fortaleza, transmitida pelo canal 4 da Net, nos dias
ímpares dos meses ímpares e dias pares dos meses pares, sempre nos horários de 10.30, 15,30 e 22.30 horas.

Na UNITEVÊ, da Universidade Federal Fluminense, no canal 17 da Sim TV (Niterói e São Gonçalo), com estréia às 20 horas das segundas e reprises nas terças(13 horas) e quintas (21 horas).

Na TV UNIVAP, da Universidade do Vale do Paraíba, com duas exibições diárias em horários rotativos, sempre nos canais a cabo 14 das cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté.

Na UNOWEBTV, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó(SC) - UNOCHAPECÓ, mantida pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste - FUNDESTE, transmitida pelo canal 15 da Net local e pela internet (www.unochapeco.edu.br/unowebtv ), com estréia às 21 horas dos sábados e reapresentações às terças e quintas-feiras às 21 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário