terça-feira, 16 de abril de 2013

INPE Registra Aumento de Raios no Sudeste Neste Verão

(INPE/Brazilian Space) O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) anuncia que no verão de 2013 foi registrado um aumento de 18% na incidência de raios na região Sudeste, em comparação com o verificado no mesmo período de 2012.

O aumento está de acordo com a previsão divulgada pelo ELAT/INPE em dezembro de 2012. A cidade do Rio de Janeiro, contudo, apresentou um aumento muito mais acentuado, 429%, o maior entre as principais cidades do Sudeste. Na maior cidade da região, São Paulo, foi registrado um aumento de 27%.

O Rio de Janeiro também registrou a tempestade com maior número de raios dos últimos 15 anos - época do início dos registros - com 2.149 raios. Esta tempestade reforça a tendência verificada de tempestades com mais raios no Rio de Janeiro nos últimos anos.

Desde o início dos registros, em 1999, as cinco tempestades com maior número de raios no Rio ocorreram nos últimos cinco anos. Situação similar tem ocorrido na cidade de São Paulo, onde oito das dez tempestades com maior número de raios ocorreram nos últimos cinco anos.

Artigo
O impacto das mudanças climáticas e da urbanização sobre a ocorrência de tempestades no Brasil ao longo do século 20 foi apresentado no artigo de Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT/INPE, publicado neste mês na revista científica Journal of Geophysical Research.

Nenhum comentário:

Postar um comentário