segunda-feira, 29 de abril de 2013

Monitoramento deve melhorar

Antenas que serão instaladas no CE em 2014 devem aperfeiçoar sistema de monitoramento das descargas



(O Povo) Uma parceria público-privada entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Companhia Energética do Ceará (Coelce) pretende aperfeiçoar o monitoramento de descargas atmosféricas no Ceará. O objetivo é ter maior capacidade de mobilização de equipes para atuarem nos reparos de possíveis acidentes causados por quedas de raios.

Outra intenção é prever a ocorrência de tempestades e fazer um mapeamento dos locais onde esses fenômenos são mais comuns no Estado.

“A ideia é mapear e prevenir”, define o professor doutor do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, Carlos Augusto Morales. Ele trabalha no projeto de pesquisa e desenvolvimento Antenas Especialistas para Sistema de Detecção de Raios.

Em abril de 2014, devem ser entregues ao Estado duas dessas antenas - mais potentes do que as atualmente instaladas no Estado. Elas ficarão em Fortaleza e em Sobral, na Região Norte. “Queremos modernizar a rede de monitoramento da Região Metropolitana de Fortaleza”, diz Morales. A escolha por Sobral se deve à alta incidência de quedas de raios na região. Segundo o gerente de operação técnica da Coelce, Eduardo Gomes, um dos municípios mais atingidos naquela área por descargas atmosféricas é Granja.

Como funciona
O Sistema de Monitoramento de Raios está hospedado na Internet e pode ser acessado por qualquer pessoa de forma gratuita e ilimitada. “Permite um acompanhamento por parte de todos que se interessem pelo assunto”, comenta o professor Carlos Augusto Morales.

No site, é possível acompanhar em tempo real a incidência de descargas atmosféricas em todo o Ceará. O custo total do projeto é de aproximadamente R$ 1 milhão, financiados pela Coelce, e as pesquisas foram realizadas por estudiosos da USP e da Uece.

Serviço
Para acompanhar o monitoramento de tempestades e raios:

www.zeus.iag.usp.br
Para comunicar danos na rede elétrica ou em eletrodomésticos causados por raios, contate a Coelce: www.coelce.com.br

0800 285 0196

Nenhum comentário:

Postar um comentário