quinta-feira, 9 de maio de 2013

Empresária 'se apaixona' pelo céu e faz registros diferentes e curiosos

Meire Ruiz saiu de São Paulo e descobriu o novo hobby em Itanhaém, SP. Fotos misturam cores e formatos diferentes de nuvens e fenômenos.



(G1) O céu de Itanhaém, no litoral de São Paulo, conquistou a microempresária Meire Ruiz. Depois de morar muito anos na Capital, ela se mudou para a cidade litorânea e descobriu um novo hobby que alguns amigos consideram um novo talento dela: a fotografia de paisagens, animais e, principalmente, do céu e de nuvens.

Meire Ruiz saiu de São Paulo em busca de mais tranquilidade e resolveu morar em Itanhaém. O marido continuou seguindo para a Capital todos os dias para trabalhar e, ela, passou a ajudá-lo na administração de uma empresa de construção civil. Como trabalha em casa, Meire começou a ter mais tempo para observar o meio que a cercava. O vento da cidade litorânea e as transformações repentinas da natureza a deixavam intrigada. “Quando eu vim para cá achava que tinha muito vento. Às vezes, as nuvens feias me chamavam atenção. O formato, o tipo”, lembra.

Esse interesse fez com que ela resolvesse registrar os momentos de transformação da natureza. Foi dessa forma que a fotografia passou a fazer parte da rotina de Meire Ruiz. A qualquer hora do dia mas, principalmente, no fim da tarde, ela passou a fotografar as mudanças no céu e da paisagem em Itanhaém. Um dos lugares preferidos é a praia mas, segundo ela, qualquer lugar que tenha um bom cenário é alvo dos cliques. “No fim da tarde, quando o sol está baixo, eu vou para a lavanderia com a máquina na mão”, conta ela, que ganhou uma máquina fotográfica mais sofisticada depois que descobriu esse hobby.

Fotos do espaço
O novo equipamento estimulou Meire a fotografar cada vez mais e também a prestar atenção no resultado das imagens. A microempresária começou a pesquisar fenômenos naturais e observar mais os formatos das nuvens. Ela também iniciou conversas com especialistas em astronomia para entender melhor o céu e começou a trabalhar com astrofotografias. Ela atribui grande parte do conhecimento a um amigo que fez pela internet, que lhe ajuda a decifrar algumas fotografias e lhe passa mais informações científicas sobre o espaço. “Eu acho interessante. Eu vejo muitos astrônomos que tiram fotos e têm muitos equipamentos. Eu não tenho nada e dou um clique”, explica. Para ela, fotografar satélites é o mais complicado. “O céu é imenso. Tem que saber exatamente onde ele vai passar”, afirma.

Meire também procurou entender como se deve regular a máquina fotográfica, alinhar a velocidade, a luz e a posição para obter uma boa fotografia. Assim, Meire passou a ter registros dos mais belos fenômenos, paisagens, animais e nuvens em Itanhaém, aliando sua paixão pela natureza, conhecimento e técnica.

As imagens dela têm conquistado muitos fãs de astronomia, preservadores do meio ambiente e até mesmo aqueles bem leigos, mas que gostam de apreciar uma bela mistura de cores. “A minha paixão é pelo céu. Às vezes é bem gostoso porque eu divulgo as fotos e as pessoas vêm me agradecer pelas imagens”, comenta.

Ao lado do cenário perfeito para as fotografias, Meire não pretende voltar a morar em São Paulo. A vida pacata que conquistou em Itanhaém agradou a apaixonada pelo céu e ela já não se vê morando em outro lugar. “Aqui eu estou realizada. Me completei”, diz Meire.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário