terça-feira, 28 de maio de 2013

Verão deste ano poderá ser mais frio em Portugal

Cenários apontam para redução de até 0,5 graus Celsius na temperatura média, mas há grandes incertezas.



(Público - Portugal) Em França, há quem fale que o próximo Verão na Europa será o mais frio dos últimos 200 anos. Mas em Portugal, as previsões estão longe disso. O Verão poderá ser mais frio, mas não só a variação em relação à média poderá ser pequena, bem como os cenários existentes estão carregados de incertezas insolúveis.

A previsão sazonal mais recente do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), divulgada no passado dia 17, fala em valores que podem estar entre 0,2 e 0,5 graus Celsius abaixo da média em todo o território continental, entre Junho e Agosto. Se o período considerado for de Julho a Setembro, a queda na temperatura aplica-se apenas às regiões Norte e Centro.

A previsão não apresenta qualquer cenário para a precipitação, dado que não há nenhum sinal – positivo ou negativo – que tenha significado estatístico.

Esta perspectiva contrasta com a de um canal francês de informação meteorológica – La Chaine Météo – que tem especulado que 2013 pode vir a ser um “ano sem Verão” na Europa, tal como ocorreu há dois séculos, em 1816. A razão, segundo o canal francês, está numa conjugação de factores, com o Inverno frio e húmido à cabeça.

A agência meteorológica francesa France Météo não reconhece este cenário. Na sua própria avaliação do que pode vir a ser o Verão no país, a France Météo diz que não é possível chegar a nenhuma conclusão, dado que diversos modelos de simulação das condições meteorológicas chegam a resultados muito díspares para o território francês.

As previsões meteorológicas só conseguem ser razoavelmente precisas a poucos dias. Os cenários sazonais são feitos com base em probabilidades estatísticas, e muitas vezes erram o alvo. “O grau de fiabilidade é muito baixo”, afirma o climatologista Ricardo Trigo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Actualmente, as previsões a longo prazo são feitas com base em diferentes modelos meteorológicos, de modo a reduzir a incerteza de cada um em particular. É com base nesta combinação de modelos, que o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo chegou aos valores que o IPMA divulgou recentemente. A redução da temperatura média (-0,2 a -0,5 graus) corresponde ao menor intervalo possível na escala utilizada pelo centro europeu. “É um pequeno sinal”, afirma o meteorologista Nuno Moreira, do IPMA.

No Verão de 1816, os termómetros chegaram a baixar em média dois a três graus Celsius nalguns pontos da Europa, inclusive na Península Ibérica. “Dois ou três graus a menos é uma anomalia gigantesca”, afirma Ricardo Trigo, que em 2009 publicou um artigo sobre o "ano sem Verão" na revista International Journal of Climatology.

Segundo dados preliminares do IPMA, as temperaturas de Maio ficarão provavelmente bem abaixo da média para este mês. Para os meses anteriores, embora a sensação geral tenha sido de que predominou o frio, em termos de temperatura média Janeiro e Abril estiveram acima do normal, enquanto Fevereiro e Março estiveram abaixo.
----
UPDATE:
IPMA sem provas científicas sobre verão frio (DN - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário