quinta-feira, 13 de junho de 2013

Centro Brasileiro Aumenta em Quatro Vezes a Precisão da Previsão do Tempo

Novo modelo do CPTEC, que usa o supercomputador Tupã, consegue mapear com resolução de cinco quilômetros quadrados. Versão 5.0 do Brams também é usado para monitorar poluição do ar.



(O Globo /Brazilian Space) Os olhos da previsão do tempo no Brasil passaram a enxergar melhor. Com quatro vezes mais precisão, mais precisamente. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) lançou uma atualização do modelo Brams de previsão, turbinado agora pela alta capacidade de processamento do supercomputador Tupã, instalado em Cachoeira Paulista. Antes, o Brams fazia previsões de até uma semana com nitidez de 20 quilômetros quadrados. Agora, a resolução é de 5 quilômetros quadrados para os mesmos sete dias.

Com a nova versão, o nível de detalhe da previsão, que antes se limitava a uma cidade ou região, desta vez consegue diferenciar um bairro do outro. A consulta ao novo modelo meteorológico é gratuita e está disponível no site do CPTEC.

Para cobrir toda a América do Sul, o Brams dividiu o território como num grande jogo de batalha naval, com 1360 por 1480 células de área. Como é um modelo em três dimensões, há também 55 níveis verticais para cada uma destas células. No total, são 110 milhões de pontos, processados simultaneamente nos 9.600 processadores do Tupã.

Segundo o CPTEC, a versão 5.0 do Brams coloca o Brasil em posição de competitividade com os principais centros operacionais do mundo. O centro de previsão do National Centers for Environmental Prediction (NCEP), por exemplo, gera previsões a partir de um modelo similar – o National Mesoscale Model – de 4 quilômetros, 70 níveis verticais e grade de 1371 x 1100 células, que cobre toda a região continental dos Estados Unidos.

Para desenvolver esta nova versão do modelo BRAMS, também utilizado para a previsão e monitoramento da poluição do ar, são usados dados de estações meteorológicas de todo o país, de satélites, boias oceânicas e imagens de avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário