quarta-feira, 26 de junho de 2013

Furacão "Cosme" continua ganhando força ao se afastar de litoral mexicano



(Efe/UOL) O furacão "Cosme", de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, continua ganhando força nesta terça-feira (25) sobre o Pacífico mexicano, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

A última posição do ciclone informada pelo SMN é a 615 quilômetros do Cabo de San Lucas, na Baixa Califórnia do Sul, e a 755 quilômetros de Cabo Corrientes, em Jalisco.

"Cosme", o segundo furacão da atual temporada de ciclones da Bacia do Pacífico, se desloca atualmente a 28 km/h em direção ao noroeste, se afastando do litoral mexicano e gerando ventos sustentados de 130 km/h.

Devido à ação do ciclone, estão previstas chuvas muito fortes, ressaca e vento em Jalisco, Colima e Michoacán; chuva e tempestades fortes em Guerrero e Nayari, e chuva moderada na Baixa Califórnia do Sul.

Está previsto que "Cosme" deve se manter na categoria de furacão nesta quarta-feira, com ventos sustentados de 140 km/h e que se situe a 660 quilômetros do Cabo de San Lucas.

O ciclone provoca ressaca em boa parte do litoral mexicano do Oceano Pacífico, desde Acapulco até Cabo Corrientes, e a partir desta noite até a quinta-feira deve se estender do sul da Baixa Califórnia do Sul até Sinaloa.

O SMN recomendou precaução à população em geral e à navegação marítima dos estados mencionados por conta da chuva, do vento e da ressaca e que a população fique atenta às informações emitidas pelo Sistema Nacional de Defesa Civil.

Os meteorologistas preveem que na atual temporada de furacões do Pacífico, que começou no dia 15 de maio e terminará em novembro, podem ocorrer quatro furacões intensos, quatro moderados e seis tempestades tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário