segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tempestade Karen enfraquece ao se aproximar da costa do Golfo dos EUA



(Reuters/Yahoo) - A tempestade tropical Karen continuou a enfraquecer no sábado, enquanto se aproximava da costa da Luisiana, depois de provocar a evacuação de algumas áreas costeiras de baixa altitude e de interromper a produção de energia dos EUA, no Golfo do México.

Os ventos de Karen caíram para 65 km/h, ante os 105 km/h da quinta-feira e os 80 km/h da sexta-feira, e os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões, em Miami, disseram que não esperavam que ela ganhasse força no fim de semana, mantendo-se como uma fraca tempestade tropical.

Inicialmente prevista para se transformar em furacão, as autoridades deram ordem de evacuação obrigatória nas áreas baixas ao sul de Nova Orleans na sexta-feira.

Atenção e alertas para uma tempestade tropical ainda estão em vigor em outras regiões, incluindo a área metropolitana de Nova Orleans e o Lago Pontchartrain. Tempestades tropicais trazem ventos de 63 km/h a 118 km/h.

Os governadores da Luisiana, Mississipi, Alabama e Flórida, declararam estado de emergência para acelerar os preparativos contra tempestade e a Fema - Agência Federal de Gestão de Emergências - chamou de volta alguns trabalhadores que haviam sido dispensados durante a paralisação do governo federal, para ajudar.

A produção de petróleo dos EUA no Golfo do México foi cortada pela metade, já que empresas de gás e petróleo fecharam suas plataformas e evacuaram alguns trabalhadores em preparação para a tempestade. O Golfo produz cerca de 19 por cento da produção de petróleo dos EUA e seis por cento da produção de gás natural.

No início do sábado o centro da tempestade estava a cerca de 295 km ao sudoeste da foz do rio Mississipi. Ela estava se movendo em direção ao norte, mas a previsão era que ela viraria em direção ao nordeste quando cruzasse a costa.

A trajetória projetada de Karen mudou ligeiramente para o oeste e espera-se que ela se movimente para o continente na Luisiana no sábado à noite e no Mississipi e Alabama no domingo.

A tempestade pode provocar até 15 cm de chuva em algumas regiões e gerar um movimento de onda ao longo do litoral, disse o centro de furacões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário