quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aposentado filma placa de gelo de formato perfeitamente circular em rio

Formação foi observada em rio do estado de Dakota do Norte, nos EUA. Especialistas dizem que frio, ar denso e redemoinho formam fenômeno.


(Associated Press/G1) Quando o aposentado americano Gerge Loegering estava caçando com a família no sábado passado, no estado da Dakota do Norte, ele se deparou com uma cena inusitada: um grande círculo de gelo pairava sobre o rio Sheyenne.

"Primeiro, eu pensei: de jeito nenhum! Foi surreal", disse Loegering, de 73 anos. Então sua formação em engenharia falou mais alto. Ele calculou o diâmetro do disco em cerca de 17 metros, tirou fotos, fez vídeos e depois foi à internet para obter mais informações sobre aquilo que ele, o cunhado e o sobrinho tinham visto.

"Não é um fenômeno desconhecido, mas é relativamente raro", disse Loegering, que vive na área rural da cidade de Casselton.

Allen Schlag, um hidrólogo do Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos, e Greg Gust, um meteorologista da cidade de Grand Forks, disseram que uma combinação de clima frio e ar denso com um redemoinho no rio provavelmente levaram à formação do disco.

"É realmente muito bonito", disse Schlag. O frio e o ar denso transformou a água do rio em gelo, mas como a água estava relativamente morna, isso não aconteceu de uma vez. Pedaços de gelo flutuando na superfície que foram atingidos pelo redemoinho começaram a girar em círculo.

"Não é uma plataforma contínua de gelo", disse Schlag. "Se você jogasse uma pequena pedra sobre o círculo, ela passaria através dele. Não é uma placa sólida de gelo, é uma reunião de cubos de gelo".

Loegering diz que não sabe há quanto tempo o disco estava girando. "Deveria ser bastante tempo. Se você olhar a foto, pode ver anéis de crescimento no disco".

Schlag diz ter ficado surpreso com o tamanho do disco de gelo, que seria mais provável aparecer em um rio grande. "Esse deve ser um dos melhores exemplos que eu já vi."
----
Matéria com vídeo aqui
----
Matérias similares no Terra e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário