quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Saiba a diferença entre um tufão e um ciclone

Nomenclatura varia de região para região


(AP/O Globo) Um poderoso tufão atingiu as Filipinas na sexta-feira e se mudou para o Mar do Sul da China.

FURACÃO? CICLONE? TUFÃO? Eles são todos iguais, oficialmente, ciclones tropicais. Mas usa-se termos distintos para uma tempestade em diferentes partes do mundo. Furacão é usado no Atlântico, no Mar do Caribe, na América Central e no Nordeste do Pacífico. Eles são tufões no Pacífico Noroeste. Na Baía de Bengala e no Mar Arábico, são chamados de ciclones. Ciclone tropical é usado no Sudoeste do Oceano Índico; no Sudoeste do Pacífico e Sudeste do Oceano Índico ciclones tropicais costumam ser graves.

FORÇA: Uma tempestade ganha nome e é considerada tropical quando chega a 63 k/h. Torna-se um furacão, tufão, ciclone tropical, ou ciclone a 119 k/h. Há cinco categorias de força, dependendo da velocidade do vento. A categoria mais alta é 5, acima de 249 k/h. A Austrália tem um sistema diferente para categorizar a força da tempestade.

RODÍZIO: Se forem ao Norte do Equador, giram no sentido anti-horário. Se estão no Sul, giram no sentido horário.

TEMPORADA: No Atlântico e no Pacífico Central, a temporadas de furacões vai de 1º de junho a 30 de novembro. No Pacífico Oriental, todo o ano é época propícia, especialmente entre maio e novembro. A temporada de ciclones no Pacífico Sul e na Austrália vai de novembro a abril. A Baía de Bengala tem duas estações: abril a junho e setembro a novembro.

ONDE É O LOCAL MAIS MOVIMENTADO? O Noroeste do Pacífico, onde ocorreu o tufão Haiyan. Em um ano normal na região houve 27 tempestades nomeadas. Haiyan é a 28ª e já houve até a 29ª. Em comparação, o Atlântico tem médias de 11 tempestades nomeadas por ano. Em 2013, foram 12 - e nenhuma delas causou grandes problemas.

QUEM DECIDE OS NOMES? As listas são mantidas pela Organização Meteorológica Mundial. Os nomes são familiares a cada região, sendo retirados da lista e substituídos para evitar confusão se um furacão provoca muitos danos ou mortes. Por exemplo, Katrina foi aposentada depois de devastar Nova Orleans em 2005. As Filipinas têm seu próprio sistema de nomeação e, por isso, o Haiyan também tem sido chamado de Yolanda.

COMO O EL NIÑO AFETA AS TEMPESTADES? Durante um El Niño - quando o Pacífico Central está se aquecendo - há menos tempestades atlânticas. Esse fenômeno se move onde as tempestades se formam, mas não em número, para o Noroeste e o Sudoeste do Pacífico. O Pacífico Central tem mais tempestades durante um El Niño e no ano seguinte. Este ano não há El Niño, nem seu oposto, o La Niña . É um ano neutro.
----
E mais:
Saiba como tufões, ciclones e outros fenômenos da natureza são formados (Folha)
.
O que é um tufão? (Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário