segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Chuva deve ficar dentro da média na maior parte do país no verão, diz Inpe

Nova estação começou às 15h11 (horário de Brasília) e vai até março. Primeiro fim de semana deve ter tempo nublado e pancadas de chuva.

(G1) O verão começou às 15h11 (horário de Brasília) deste sábado (21) com previsão de chuva dentro da média para grande parte do país, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), de Cachoeira Paulista (SP). Janeiro e fevereiro serão os meses mais quentes, onde as mínimas deverão estar mais elevadas. As temperaturas máximas vão ficar acima dos 30ºC durante a estação, que termina em 20 de março.

Até o fim do verão, os dias serão mais quentes e longos, com a possibilidade de chuvas fortes. A estação é normalmente marcada por calor e mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, com chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde. Com o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas podem ser acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento.

As chuvas acima do normal, segundo a climatologia, devem ocorrer neste verão em áreas da região norte. "Pode ocorrer chuva acima da normalidade no norte dos Estados do Pará (PA) e Amazonas (AM) e em todo o Estado do Amapá (AP) e Roraima (RR). Também devem registrar volume elevado de precipitação, mas dentro de um padrão considerado normal para a época, o norte, nordeste e sudeste do Mato Grosso (MT)", explicou Flávio Rocha, meteorologista do Cptec.

Apenas na região semiárida do Nordeste e no oeste da região Sul, a previsão é de chuva entre normal e abaixo do normal. Podem ocorrer períodos de estiagem de 4 a 15 dias. Ainda de acordo com o Cptec/Inpe, não há previsão da atuação de fenômenos climáticos como El Niño e La Ninã durante a estação.

Nas regiões centro oeste, norte e interior nordestino, as mínimas durante o verão não devem ficar abaixo dos 20ºC e nas regiões sul e sudeste, a média das mínimas varia entre 16ºC e 22ºC.

Sol à pino
Segundo os meteorologistas, o horário preciso de início da estação é um referencial astronômico, em que a posição da Terra em relação ao sol faz com que o Hemisfério Sul receba a maior incidência de radiação, se comparado com as demais estações do ano.

Neste sábado, por volta das 13h (horário de Brasília), o sol vai estar no ponto mais alto do céu, na altura da linha do trópico de Capricórnio, que cruza os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante o verão, os dias são mais longos.

Primeiros dias
O primeiro fim de semana do verão deve ser marcado por tempo instável, com tempo nublado e de pancadas de chuva em todas a regiões e no Paraná - exceto nos demais estados da região sul.

A previsão é de chuva intensa no Espírito Santo (ES); norte, nordeste e leste de Minas Gerais (MG) e no extremo sul da Bahia (BA). Devem ocorrer pancadas de chuva localizadas no norte, centro-oieste e parte do nordeste, no Maranhão (MA) e sul do Piauí (PI).

Segundo o meteorologista, durante toda a estação, há possibilidade de picos isolados e localizados de temperatura durante a estação. "Não é possível prever com precisão, mas a estação pode ter em algumas localidades temperaturas acima dos 35 graus", disse ao G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário