terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Formações geladas em lago finlandês confundem cientistas



(Terra) Uma estranha formação em um lago finlandês chamou a atenção de moradores do país e de cientistas. Especialistas tentam explicar os "fios de gelo" que apareceram na água e sumiram no dia seguinte. As informações são do site Yle.

As imagens dos fios foram feitas por Vesa Kaloinen, 55 anos, que mora à beira do Suolijärvi ("lago intestino", em finlandês). Na quarta-feira, dia 8 de janeiro, ele esquentava sua sauna entre 13h e 14h, quando viu as formações na água. Kaloinen pegou um barco e foi conferir de perto.​

"No lago havia fios brancos com dezenas de metros de comprimento. Eles pareciam com neve. Eu cheguei perto e peguei alguns e fiz bolas de neve e as joguei", conta Kaloinen, que tirou quatro fotos com a câmera de seu celular. O morador estima que a temperatura no lago estava abaixo de 0°C. Ele especula que a neve possa ter caído no lago e a combinação de vento e água fez o estranho formato, que acabou por derreter depois.

O meteorologista Matti Huutonen ficou impressionado com as imagens. "Nunca vi nada igual. Eu não posso explicar, mas pode ser algo relacionado à água e à temperatura do ar. Esses dois criaram as condições exatas para o fenômeno ocorrer."

A hidrologista Johanna Korhonen, do Instituto Finlandês do Ambiente, também se diz confusa. "É algum tipo de neve, mas não consigo explicar mais especificamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário