sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Temperatura subirá no mínimo 4º C até 2100, diz estudo

Estimativa é mais pessimista do que as que vinham sendo feitas. Pesquisa foi a primeira a levar em conta as alterações nas nuvens.


(G1) Um novo estudo publicado nesta semana afirma que a temperatura média global vai subir, no mínimo, 4º C até o ano de 2100, a menos que as emissões de dióxido de carbono (CO2) sejam reduzidas. É uma previsão ainda mais pessimista que as estimativas mais recentes, que colocavam esse número entre 1,5º C e 5º C para a mesma data.

A pesquisa publicada na revista científica “Nature” foi a primeira a elaborar um modelo de como as emissões de CO2 vão afetar a formação de nuvens. A equipe liderada por Steven Sherwood, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, concluiu que o dióxido de carbono vai influenciar a altura em que as nuvens se formam. Isso tem efeito sobre a incidência de raios solares e, consequentemente, sobre a temperatura.

O artigo traz ainda uma estimativa até o ano de 2200, que mostra que o aumento de temperatura pode passar dos 8º C.

“Os céticos do clima gostam de criticar os modelos climáticos pelos erros cometidos, e nós somos os primeiros a admitir que eles não são perfeitos, mas o que estamos descobrindo é que os erros têm sido cometidos pelos modelos que preveem um aquecimento menor, e não pelos que preveem um maior”, alertou Sherwood, em material de divulgação da Universidade de Nova Gales do Sul.
----
Matéria similar no O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário