terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fenômeno solar é registrado no céu de Pancas, Noroeste do ES

Halo solar é a refração da luz em cristais de gelo, segundo especialistas. Leitor do G1 disse que efeito foi registrado às 12h desta sexta-feira (14).


(G1) Imagens da formação de um fenômeno chamado halo solar, no céu do Espírito Santo, foram enviadas ao G1 nesta sexta-feira (14) pelo leitor Leandro da Rocha. O jovem, de 25 anos, mora em Pancas, no Noroeste do estado, e contou que vários amigos registraram o anel de luz ao redor do sol, que apareceu por volta das 12 horas, inclusive a colega de trabalho, Adriana de Oliveira.

Leandro contou que já conhecia o fenômeno, mas foi a primeira vez que presenciou o efeito. Como ele, muitos outros moradores pararam para admirar o episódio. "Nunca tinha visto, foi a primeira vez. Muita gente parou para tirar foto", disse o internauta.

Nota da Redação: Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), algumas nuvens muito altas chamadas cirrus tratus são formadas por cristais de gelo. A luz atravessa esses cristais, e a refração forma o efeito visual conhecido como halo. Assim como o arco-íris, o halo é um fenômeno ótico, a diferença é que o arco-íris é formado pela refração da luz em partículas de água. Já o halo, é a refração da luz em cristais de gelo.

A movimentação de nuvens formadas de cristais é comum e dá a impressão de círculos no céu. Normalmente, o efeito fica mais vísivel a olho nu nos horários em que o sol está posicionado em uma angulação próxima ao "sol a pino". O tempo bom também auxilia na visualização. Segundo informações do meteorologista Hugo Ramos, do Incaper, o halo também pode ter sido observado em outras regiões do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário