quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Professor flagra raro 'arco-íris de fogo' no céu em Goiandira, Goiás

Foto do fenômeno foi encaminhada via VC no G1: 'Assusta um pouco'. Segundo meteorologista, imagem é formada na horizontal por cristais de gelo.


(G1) O professor Danilo do Prado Bueno conseguiu flagrar um fenômeno raro em Goiandira, a 250 km de Goiânia. Com o próprio celular, ele fotografou um arco-íris de fogo e encaminhou as imagens via VC no G1.

Ele conta que estava na porta de casa com o irmão no último domingo (23) quando percebeu o fenômeno se formando. "Assustou um pouco. A nuvem ficou prateada e depois foi escurecendo. Já tinha visto na internet e, por coincidência, vi também aqui na cidade", recorda-se.

Apesar de dar aula de matemática, Danilo é formado em Engenharia Ambiental e mantém na internet um blog sobre meio ambiente. Ele comemora ter conseguido ver um momento tão raro. "É uma sensação diferente, que dura pouco mais de cinco minutos", diz.

Nota da Redação: A pedido do G1, o meteorologista Manoel Rangel de Farias, que atua há mais de 30 anos no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), analisou a foto de Danilo. Ele confirmou que se trata de um arco-íris de fogo e que é raro ele aparecer no céu.

O estudioso explicou quais são as diferenças de um arco-íris comum: "Basicamente, se diferem por dois motivos. Primeiro que o de fogo é horizontal, enquanto que o normal é vertical. O segundo ponto é em relação à refração. Enquanto o arco-íris simples reflete a luz do sol através da água em estado líquido, no de fogo esse fenômeno ocorre através de pequenos cristais de gelo", detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário