segunda-feira, 10 de março de 2014

Austrália quebra 150 recordes de altas temperaturas neste verão

(Efe/Terra) A Austrália estabeleceu mais de 150 recordes de altas temperaturas durante o verão do hemisfério sul, uma temporada dominada por ondas de calor, secas, fortes chuvas e incêndios florestais, mostrou um estudo divulgado nesta segunda-feira (data local) no país.

O relatório "Verão raivoso 2013/2014" do Conselho do Clima, que analisa os dados meteorológicos na Austrália, alertou que a mudança climática aumenta a intensidade e a frequência de muitos eventos extremos no país.

Segundo o estudo, Sydney registrou o verão mais quente dos últimos 27 anos, enquanto Adelaide registrou temperaturas acima de 40 graus Celsius durante 11 dias.

Em Canberra durante 20 dias as temperaturas ultrapassaram os 35 graus, enquanto em Melbourne, onde o calor causou problemas durante o último Aberto de Tênis da Austrália, registrou o período mais quente de 24 horas com 35,5°.

Além disso, em 45 pontos do estado de Queensland, no nordeste do país, e em 38 no vizinho Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, o verão foi o mais seco.

Este clima extremo contribuiu para o aumento dos incêndios florestais, como os que afetaram o estado de Victoria, onde as chamas arrasaram em fevereiro 280 mil hectares de terreno.

Para limitar o impacto destes eventos extremos, o Conselho do Clima recomenda que "urgentemente se reduza as emissões de gases do efeito estufa", porque a decisão que for adotada nesta década influirá na severidade do clima para as futuras gerações.

"Esta é a década limite para tomar ações contra a mudança climática", insistiu o relatório, que lembra que nos últimos 15 anos a Austrália registrou os oito verões mais quentes desde que os dados meteorológicos começaram a ser analisados.
----
E mais:
Paris bate seu recorde de calor de 1880 nos primeiros dias de março (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário