sexta-feira, 14 de março de 2014

Fenômeno lunar é registrado por internauta no céu de Macapá

Anel de luz em volta da lua foi visto na noite desta quarta-feira (12). Internauta registrou imagem e enviou ao VC no G1.


(G1) Fotos da formação de um fenômeno chamado halo lunar, no céu de Macapá, foram enviadas ao VC no G1 na noite desta quarta-feira (12), pela internauta Lenita Quintanilha. Ela contou que o círculo em volta da lua chamou a atenção dela e do marido, que moram no distrito de Fazendinha, a 9 quilômetros da capital.

"Nunca tinha visto esse fenômeno. Parece que é até comum, mas jamais havia observado. Achei lindo", comentou Lenita.

Nota da Redação: Segundo o meteorologista Jefferson Nunes, do Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Estudos e Pesquisas do Estado do Amapá (NHMT/Iepa), nuvens de gelo que atravessam a lua formam o círculo branco visto no céu de Macapá na noite desta quarta-feira. Ele acrescentou que o fenômeno é comum e pode se formar também ao redor do sol, refletindo um círculo com várias cores.

O anel de luz se forma a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário