quinta-feira, 13 de março de 2014

'Nuvem misteriosa' chama atenção de internauta no céu em Conchas

Moradora se assustou com tamanho e formação da nuvem em anéis. Fenômeno é chamado de supercélula e pode estar relacionado a tornados.


(G1) A formação de nuvens no percurso entre as cidades de Conchas e Pereiras (SP) chamou a atenção da internauta Silvia Maria Coelho Mota, na tarde da última terça-feira (11). De acordo com informações da supervisora educacional, ela passava pelo local quando notou a movimentação no céu. “Estava no trajeto entre as duas cidades, eu me assutei com o tamanho da nuvem e resolvi registrar as imagens”, conta.

Ainda segundo a internauta, uma nuvem chamou a atenção ainda por sua formação em anéis, o que a intrigou por seu tamanho e forma. “Era muito grande, estávamos em comitiva com três carros, chegamos a pensar que fosse uma formação de uma tempestade muito grande, até um ciclone, porque era assutador”.

Nota da redação: De acordo com informações do Instituto Somar ao G1, o tipo de nuvem registrado pela internauta é chamado de supercélula. “Este fenômeno está associado a tempestades severas e pode favorecer a formação de tornados. Porém, para que um tornado se forme as condições de instabilidade da atmosfera associadas à turbulência devem ser consideradas, além da nebulosidade”, explica Thaize Baroni do Grupo de Operações da Somar Meteorologia.

A meteorologista ressalta ainda que esse tipo de formação de nuvens é mais comum em regiões planas onde se encontram duas massas de ar, uma mais fria e outra mais quente. Por exemplo, quando uma frente fria passa pela região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário