quinta-feira, 29 de maio de 2014

Alemanha desenvolve novos satélites meteorológicos

(O Globo) A Agência Espacial Europeia e a Airbus estão desenvolvendo em Berlim os satélites meteorológicos mais sofisticados do momento.

O satélite meteorológico MetOp foi usado ​​para prever tempestades e anticiclones, mas sua última geração, que foi lançada no Air Show Berlim ( ILA ), garante a construção da maior fonte de dados de medição do nosso planeta.

Na presença da chanceler alemã Angela Merkel, que está pessoalmente interessada pelo projeto, a Agência Espacial Europeia (ESA) e Airbus Defence and Space em Berlim assinaram os primeiros documentos do contrato que marcam o início do desenvolvimento e fabricação da segunda versão do satélite meteorológico MetOp .

- Os Satélites MetOp representam hoje uma importante fonte de dados de medição mundial destinados à previsão do tempo, podendo contribuir com benefícios socioeconômicos para os habitantes da Europa- , prevê François Auque, que trabalha no Space Systems, entidade que criptografa as vantagens de lidar com os grandes dados da atmosfera da Terra.

O satélite está programado para ser lançado de forma individual, com uma massa de lançamento de cerca de quatro toneladas. Os satélites serão colocados em uma órbita polar sincronizada com o Sol a uma altitude de 834km , como a primeira geração de satélites MetOp , e cada um terá uma vida útil de 7,5 anos . O lançamento de um primeiro satélite será em 2021, e será seguido por um satélite B em 2022 , isto marca o início da implantação do novo sistema polar EUMETSAT. No total, três conjuntos de satélites A e B asseguram uma vida útil nominal de 21 anos.

O fabricante MTU alemão também apresentou no ILA o motor PW1500G para uma operação que exige 15% menos combustível, emite 15% menos CO2 e é mais silencioso do que qualquer outro mecanismo desse tipo, reduzindo o ruído percebido pela tripulação e os passageiros a metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário