quarta-feira, 21 de maio de 2014

SP: Tempestade de granizo foi uma das maiores da história



(Apolo11) Embora as tempestades de granizo sejam comuns nesta época do ano, o intenso temporal que caiu ontem na cidade vai deixar marcas, principalmente pela intensidade e velocidade do evento, com poucos precedentes similares na história da cidade.

A tempestade de granizo ocorreu às 16h30 e atingiu diversos pontos da cidade, em especial os bairros centrais de Vila Mariana, Aclimação e Cambuci, onde os volumes acumulados de gelo em algumas áreas ultrapassaram 60 centímetros em locais planos.

A granizada veio acompanhada de um intenso temporal que durou cerca de uma hora e meia. Por outro lado, o gigantesco volume de granizo precipitou em tempo muito menor, causando destelhamentos e desfolhamentos em massa, transformando as ruas de diversos bairros em uma paisagem branca e esverdeada que lembrava cenas do inverno europeu.

Imagens das câmeras de monitoramento do tempo do Apolo11 registraram com precisão o momento da tempestade e revelam que o temporal de gelo durou cerca de cinco minutos, suficientes para transformar o vermelho e cinza dos telhados e coberturas em um intenso branco.



A tempestade ocorrida neste domingo tem poucos precedentes na história de São Paulo.

De acordo com o meteorologista Adilson Nazário, ligado ao Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, CGE, devido à forma como se desenvolveu o episódio merece uma análise mais detalhada. No entanto, Nazário destacou que em 12 fevereiro de 2004 tivemos um evento muito parecido ocorrido na região de Parada de Taipas.

"O outro evento, no meu entendimento, e salvo melhor juízo, foi maior que o de Taipas e até mesmo o de hoje (domingo). Foi no dia 22 de setembro de 2010, no início da primavera, na cidade de Guarulhos. Foi fenomenal. O gelo demorou vários dias até derreter totalmente", disse o especialista.

A meteorologista Camila Martins, da Climatempo Meteorologia também lembrou do episódio de Guarulhos, cidade vizinha à capital. "Naquela ocasião a TV ficou mostrando a "neve" por um tempão, mas o episódio de hoje Foi muito granizo mesmo e em quase toda cidade. Fiquei impressionada", disse Camila.

Outro evento de grande intensidade ocorreu em 1994 e foi lembrado pela meteorologista Patricia Madeira, chefe da área de previsão do tempo da Climatempo. "O gelo demorou mais de 14h para derreter na lateral do parque da Aclimação (local também atingido neste domingo). Foi muito semelhante a este, mas não em toda a cidade", explicou Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário