sexta-feira, 23 de maio de 2014

Temporada de furacões 2014 no Atlântico ficará na média

(AFP/Terra) Depois de uma temporada de furacões particularmente calma em 2013, espera-se que o período de 2014, que começa no dia 1º de junho no Atlântico Norte, seja "próximo ou abaixo da média", adiantou a Agência Oceânica e Atmosférica americana (NOAA).

Podem ocorrer entre oito e treze tempestades tropicais, das quais três a seis se transformarão em furacões. Um ou dois deste furacões pode ser de categoria 3 ou mais, declarou em coletiva de imprensa Kathryn Sullivan, administradora da NOAA, ao antecipar uma temporada "próxima ou abaixo da média".

Ela acrescentou que a evolução da corrente 'El Niño' terá um impacto, detendo a atividade dos furacões, embora não tenha podido confirmar se isto ocorrerá como o previsto.

No ano passado a NOAA havia anunciado uma temporada de furacões mais ativa que a média, com entre 13 e 30 tempestades tropicais, e três a seis furacões.

No fim, a temporada no Atlântico Norte, de 1º de junho a 30 de novembro, foi a mais calma registrada desde 1982, com 13 tempestades, das quais apenas duas se converteram em furacão de categoria 1 em uma escala de 5.

A média no Atlântico em uma temporada é de 12 tempestades e seis furacões de média importância (categorias 1 e 2), e de três para furacões mais fortes (categoria 3 e maior).

Os furacões de categoria 3 ou maior de um total de cinco na escala Saffir-Simpson são acompanhados por ventos de ao menos 178 km/h. Nas categorias 4 e 5 a velocidade dos ventos oscila entre 210 e 250 km/h, respectivamente.
----
Vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário