terça-feira, 10 de junho de 2014

Fantástico: O raro e incrível flash verde no topo do Sol


(Apolo11) Que nossa estrela é capaz de produzir gigantescas erupções de plasma ou lançar toneladas de partículas em direção à Terra, todo mundo sabe. Mas tem muito mais. Ela também pode criar espetáculos muito rápidos e de beleza ímpar, como o incrível flash verde raramente observado.

Embora rara, muitas pessoas já presenciaram essa luz verde, mas por ser muito rápida é praticamente impossível de ser confirmada por outros observadores locais. Se você já viu essa luz e tinha dúvidas se era real ou não, fique tranquilo. Você é um tremendo sortudo!

O fenômeno do flash verde acontece em situações muito peculiares, por isso é tão difícil de ser observado. Ele ocorre no limbo solar ou lunar, tanto na alvorada como no ocaso, mas é mais pronunciado durante o pôr do Sol ou nascer da Lua.

O efeito é visível somente em locais que tenham o horizonte muito baixo e distante, sem nuvens e com correntes ascendentes de ar que possam produzir efeitos de miragem. Em outras palavras, é preciso estar no local certo, na hora certa!

O flash dura apenas alguns segundos, mas o suficiente para ser registrado pelo olho humano ou eternizado por câmeras fotográficas.



Como Acontece
Da mesma forma que um gigantesco prisma, a atmosfera da Terra também refrata a luz e faz com que os raios de luz provenientes da Lua ou do Sol sejam curvados levemente para baixo.

Isso significa que imagem que vemos durante o poente ou nascente não está chegando até nós diretamente. Ela está sendo refratada pela atmosfera, que curva os raios luminosos do astro que já se pôs alguns minutos antes e está abaixo do horizonte.

Nesse processo, os comprimentos de onda mais curtos da luz são curvados mais fortemente que os mais longos, o que faz com que a porção de luz verde do espectro pareça estar vindo de uma posição mais alta que as componentes vermelha ou laranja, produzindo uma imagem ligeiramente desalinhada, com o verde mais pronunciado acima do disco lunar ou solar.

O flash verde acontece exatamente quando a porção verde do espectro luminoso atinge os nossos olhos, resultando em uma coloração muito rápida com menos de dois segundos e que parece surgir no limbo superior do Sol ou da Lua.

A imagem apresentada mostra o exato momento em que isso acontece e foi registrada pelo astrofotógrafo Daniel Lopez, durante pôr do sol visível a partir do Observatório Roque de Los Muchachos, nas Ilhas Canárias, Espanha. Um show de imagem!
----
E mais:
Piratas do Caribe: aquele brilho verde do Sol existe mesmo? (Apolo11 - com vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário