segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bertha se transforma em furacão rumo ao norte do Atlântico

(EFE/UOL) O ciclone Bertha se transformou nesta segunda-feira em furacão, com ventos máximos constantes de 130 km/h, enquanto se afasta das Bahamas e continua na rota para o norte do Atlântico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Segundo um provável padrão de trajetória, o furacão deixará hoje das Bahamas e se deslocará amanhã, terça-feira, entre a costa leste dos EUA e as Bermudas, e depois começará a perder força, detalhou o boletim de 12h (de Brasília).

Bertha, o segundo ciclone da temporada de furacões na bacia atlântica, está a 370 quilômetros ao leste-nordeste da ilha de Great Abaco, no norte das Bahamas, e se desloca rapidamente rumo ao norte com velocidade de translação de 28 km/h.

Os meteorologistas esperam que o furacão faça um giro gradual para o norte-noroeste e nordeste nas próximas 48 horas.

Desde que começou a temporada de furações na bacia atlântica, em 1º de junho, só se formaram duas tempestades, que se transformaram em furacões: Arthur e Bertha.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) previu para esta temporada a formação de entre oito e 13 tempestades tropicais, das quais entre três e seis poderiam chegar a furacões e um ou dois deles seriam de categoria maior.
----
Matérias similares no Yahoo e Exame


Nenhum comentário:

Postar um comentário