terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fenômeno é registrado no céu de Fortaleza

De acordo com a Climatempo, o parélio é um fenômeno semelhante ao arco-íris e ocorre em diversos lugares


(Terra) Durante o fim da tarde do último domingo, uma mancha colorida próxima ao sol chamou a atenção de moradores de Fortaleza, no Ceará. A agência meteorológica Climatempo informou que tratava-se de um parélio (ou sundog), um fenômeno que se parece muito com o arco-íris.

De acordo com a leitora Christine Leão, as imagens foram registradas às 16h45, no bairro Farias Brito. Segundo a Climatempo, o fenômeno é causado pela difração da luz por meio de cristais de gelo, contidos nas nuvens do tipo Cirrus.

A agência destacou ainda que não é raro acontecer um parélio. O fenômeno costuma se dar em diversos locais do Brasil e sua ocorrência pode ser favorecida pelo tempo seco. No entanto, o ar não pode estar seco a ponto de não haver nenhuma nebulosidade.

O parélio, segundo a Climatempo, é um fotometeoro muito parecido com o arco-íris. A diferença é que o arco-íris precisa de gotas de água e gelo maiores para a difração. A agência acrescentou que o fenômeno não é raro e precisa apenas de nuvens tipo Cirrus e sol poente ou nascente para acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário