(EFE/UOL) O poderoso tufão Vongfong chegou nesta segunda-feira (data local) à ilha de Kyushi, a segunda mais povoada do Japão, após sua passagem pelo arquipélago de Okinawa onde deixou dezenas de feridos.
A Agência de Meteorologia do Japão informou que o supertufão, que avança a 25 km/h, tocou terra na cidade de Kagoshima Makurazaki, na ilha de Kyushi, por volta das 8h30 (horário local, 20h30 de domingo em Brasília).
As autoridades advertiram de fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra enquanto pediram à população que se mantenham alerta por causa dos fortes ventos e ondas de até nove metros.
Mais de 400 voos tiveram que ser cancelados no sul do país, da mesma forma que alguns linhas de trem, informou a agência "Kyodo".
O tufão, que poderia ser o mais forte a chegar ao Japão este ano, afetará totalmente a ilha de Kyushu, enquanto se dirige rumo ao nordeste do país.
Após sua passagem pelo norte da ilha principal de Okinawa, o tufão deixou mais de 30 feridos, alguns deles em estado grave, depois das autoridades locais terem recomendado a evacuação de 130 mil pessoas.
O Vongfong chega apenas uma semana depois que o tufão Phanfone castigou com força boa parte do arquipélago japonês e deixou nove mortos (três deles em Okinawa) e três desaparecidos.
----
Matéria similar no Yahoo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário