segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fotógrafo registra impressionante brilho ao lado da Lua


(Apolo11) Se você olhar para o céu noturno e observar um brilho estranho e colorido ao lado da Lua, não se engane. Não se trata de um OVNI, cometa ou meteoro. Embora raro, pode ser algo muito mais simples do que você imagina.

A cena apresentada mostra esse estranho brilho na região central da imagem, enquanto ao lado direito vemos a luz da Lua reluzindo intensamente. Abaixo, emoldurando a paisagem temos as cúpulas do Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona. O planeta Júpiter também está presente na cena.

À primeira vista esse estranho brilho colorido parece como um meteoro ou um cometa cruzando o céu, mas nas verdade se trata de um raro e fascinante fenômeno atmosférico conhecido como paraselene, que produz uma espécie de ponto dentro de um halo lunar. Nos EUA esse fenômeno é conhecido como Moon Dog.

A paraselene, nome em latim que significa "ao lado da Lua", é causada pela refração da luz por minúsculos grãos de cristais em formato hexagonal, encontrados no interior de nuvens em grandes altitudes, do tipo cirrus ou cirrostratus.

Esse fenômeno também ocorre ao lado do Sol, ocasião em que recebe o nome de parélio, que significa "ao lado do Sol". No entanto, a paraselene é muito mais rara já que para ocorrer a Lua precisa estar muito brilhante, ou seja cheia ou quase cheia.

Da mesma forma que o parélio, O ponto brilhante pode aparecer ao lado direito ou esquerdo do astro, sempre a 22 graus de distância angular. Quando observada a olho nu, a paraselene apresenta cores mais suaves que as mostradas na foto, que foi ligeiramente saturada para realçar o fenômeno.

Bons céus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário