sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tempestade segue rastro de furacão em direção ao sul do México

'Darby' tem ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora.
Considerado moderado, sua velocidade pode atingir 140 km/h.


Tempestade tropical Darby é a quarta 'batizada' da temporada 2010 de ciclones no Pacífico (Foto: MODIS Rapid Response Team / NASA GSFC)

(Efe / G1) A tempestade tropical Darby segue o rastro do furacão Celia, que está distante do México, e continua se fortalecendo. Em poucas horas poderá se transformar em um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, de no máximo 5, anunciou nesta quinta-feira (24) o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano.

Darby estava às 4h (6h em Brasília) a 375 quilômetros ao sul-sudoeste de Puerto Escondido e a 380 quilômetros ao sul-sudoeste de Puerto Ángel, dois destinos turísticos no Pacífico mexicano, indicou o SMN.

A tempestade se movimenta em frente ao litoral sul do México em direção a oeste-noroeste a 18 km/h, com ventos máximos sustentados de 110 km/h e sequências de 140 quilômetros.

O SMN indicou que Darby tem um índice de periculosidade "moderado" e emitiu alerta preventivo de chuva intensa nos estados de Chiapas, Oaxaca e Guerrero, as regiões mais pobres do país e que concentram a maior parte da população indígena do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário