Formação foi observada em rio do estado de Dakota do Norte, nos EUA. Especialistas dizem que frio, ar denso e redemoinho formam fenômeno.
(Associated Press/G1) Quando o aposentado americano Gerge Loegering estava caçando com a família no sábado passado, no estado da Dakota do Norte, ele se deparou com uma cena inusitada: um grande círculo de gelo pairava sobre o rio Sheyenne.
"Primeiro, eu pensei: de jeito nenhum! Foi surreal", disse Loegering, de 73 anos. Então sua formação em engenharia falou mais alto. Ele calculou o diâmetro do disco em cerca de 17 metros, tirou fotos, fez vídeos e depois foi à internet para obter mais informações sobre aquilo que ele, o cunhado e o sobrinho tinham visto.
"Não é um fenômeno desconhecido, mas é relativamente raro", disse Loegering, que vive na área rural da cidade de Casselton.
Allen Schlag, um hidrólogo do Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos, e Greg Gust, um meteorologista da cidade de Grand Forks, disseram que uma combinação de clima frio e ar denso com um redemoinho no rio provavelmente levaram à formação do disco.
"É realmente muito bonito", disse Schlag. O frio e o ar denso transformou a água do rio em gelo, mas como a água estava relativamente morna, isso não aconteceu de uma vez. Pedaços de gelo flutuando na superfície que foram atingidos pelo redemoinho começaram a girar em círculo.
"Não é uma plataforma contínua de gelo", disse Schlag. "Se você jogasse uma pequena pedra sobre o círculo, ela passaria através dele. Não é uma placa sólida de gelo, é uma reunião de cubos de gelo".
Loegering diz que não sabe há quanto tempo o disco estava girando. "Deveria ser bastante tempo. Se você olhar a foto, pode ver anéis de crescimento no disco".
Schlag diz ter ficado surpreso com o tamanho do disco de gelo, que seria mais provável aparecer em um rio grande. "Esse deve ser um dos melhores exemplos que eu já vi."
----
Matéria com vídeo aqui
----
Matérias similares no Terra e R7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário