sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Modelo atmosférico simula como sopram os ventos ao redor da Terra

Supercomputador da Nasa diferencia correntes de ar por intensidade e cor. Centro ainda estuda emissões de CO2, mares, vulcões, chuvas e furacões.


(G1) Um modelo atmosférico de alta resolução elaborado pela agência espacial americana (Nasa) simula como sopram os ventos ao redor da Terra. O GEOS-5 diferencia as correntes de ar por velocidades e cores: as de superfície (0 a 144 km/h), que incluem ciclones do Atlântico e do Pacífico, são vistas em branco, enquanto as mais fortes (até 630 km/h) são coloridas – os tons vermelhos indicam os ventos mais rápidos.

A simulação foi feita no supercomputador Discovery, instalado no Centro de Simulação do Clima da Nasa, em Greenbelt, Maryland. Esse espaço, criado no Centro de Voos Espaciais Goddard, é especializado em pesquisa e previsão climática e do tempo.

Além de ventos, a Nasa faz modelos de temperaturas da superfície do mar, das emissões de CO2 pela queima de biomassa (como fezes de animais, restos de alimentos e folhas de árvores), de vulcões e fenômenos favorecidos pela atividade humana, como chuvas e furacões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário