terça-feira, 7 de junho de 2011
Halo e Outros Fenômenos Solares Sobre a Bélgica
(EPOD / Cienctec) A foto acima mostra um memorável halo registrado desde o estacionamento em um supermercado local da cidade de Mouscron na Bélgica no dia 6 de Maio 2011. Com o céu coberto de nuvens do tipo cirros, o fotografo notou que nesse dia halos poderiam aparecer. Os halos aparecem e desaparecem dependendo da posição dessas nuvens de cristais de gelo com relação ao Sol. À medida que o Sol fica mais alto no céu, nota-se que não somente o halo de 22 graus mas também um parélio colorido se torna visível na parte esquerda inferior juntamente com um brilhante halo circunscrito no centro e um pálido círculo parélico se estendendo através do parélio e do disco solar.
Halos circunscritos tem uma forma retangular e se formam aleatoriamente orientados, a partir de cristais de gelo de forma colunar hexagonal. A luz do Sol entra através de uma das faces do cristal e sai, via refração, através de uma face alternada. Halos circunscritos só são vistos quando o Sol está a uma altura de aproximadamente 30 graus acima do horizonte. Eles são tangentes ao halos de 22 graus, diretamente acima e abaixo do Sol, onde eles tem o maior brilho. Suas formas mudam à medida que a altura do Sol aumenta. Parélios são causados pela refração da luz do Sol através de cristais de gelo hexagonais que são mais ou menos orientados. O círculo parélico contudo, se deve à reflexão mais do que à refração, a luz do Sol é refletida na face frontal dos cristais de gelo tendo uma orientação preferencial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esses fenômenos óticos atmosféricos são muito interessantes e bonitos e, ao contrário do que pode parecer, não são muito raros. Vez por outra é possível visualizar algum deles. Basta observar mais a nossa atmosfera e as suas formações de nuvens. As pessoas em geral não costumam olhar para o céu. A observação de fenômenos desse tipo pode despertar o interesse pela ciência (a ótica, da física, e a meteorologia, por exemplo).
ResponderExcluirTenho, no site abaixo, algumas fotos de halos, nuvens iridescentes, etc. Para conferir:
http//clouds-air.webs.com/apps/photos