quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tempestade Adrian será o primeiro furacão da temporada


(AFP / Yahoo) Uma tempestade que assola o litoral mexicano deve se fortalecer e se tornar rapidamente nesta quarta-feira no primeiro furacão da temporada na zona leste do Pacífico, afirmam os meteorologistas dos Estados Unidos.

A tempestade tropical Adrian estava a 555 km ao sul da cidade mexicana de Acapulco na madrugada de quarta-feira, com ventos que chegavam a 95 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"É provável que os ventos ganhem força nas próximas 24 ou 48 horas, e a previsão é de que Adrian se transforme num furacão na noite desta quarta-feira ou na manhã de quinta", aponta o relatório do NHC.

A tempestade segue para o noroeste, e se espera que ela gire gradualmente para o oeste, deixando o continente. Não há alertas da guarda costeira dos Estados Unidos nem do México, afirma o NHC.

As últimas previsões mostram que a temporada de furacões do leste do Pacífico, que começou no dia primeiro de junho, provavelmente terá nove das 15 tempestades anunciadas e cinco dos oito furacões, mas com 70% de chances de ser uma temporada menor do que o normal, segundo disse em maio a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), que supervisiona o NHC.

No Atlântico, no entanto, a NOAA prevê um aumento nas ameaças de furacões aos Estados Unidos e aos países do Caribe. Deve haver entre 12 e 18 prováveis tormentas tropicais e dessas, entre seis e 10 podem se transformar em furacões.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário